O 2º Denim Meeting, realizado no dia 25 de abril, na capital paulista, recebeu cerca de 1.000 profissionais do segmento jeanswear, um dos mais importantes da indústria da moda, para troca de informações e maior integração do setor, unindo profissionais de lavanderias, tecelagens e confecções, entre diversas empresas. O tema escolhido para a segunda edição do evento foi: “Brasil Azul de Norte a Sul: traçando novos caminhos para o denim”, inspirado nas necessidades do setor, identificadas nos trabalhos de consultoria realizados junto às empresas em parceria com o SEBRAE, e nas pesquisas e observações de diferentes polos produtivos do território nacional, que se desenrolaram como ações após a realização da primeira edição do evento.

O objetivo do Denim Meeting é unir todos os polos de denim do país, buscando o fortalecimento para que o Brasil continue crescendo e ocupando uma posição de destaque entre os líderes mundiais do segmento.

Promovido pelo Guia Jeanswear, o evento foi realizado simultaneamente às feiras FebraTêxtil – Feira Brasil Têxtil, Tecnotêxtil Brasil – Feira de Tecnologias para a Indústria Têxtil, FINTT- Feira Internacional de Nãotecidos e Tecidos Técnicos, organizadas pelo FCEM|Febratex Group.

O evento contou com uma programação robusta no conteúdo de informações sobre o setor. A abertura foi feita pelas CEO’s do Guia Jeanswear, Marlene Fernandes e Iolanda Wutzl, que falaram sobre os objetivos do evento e a importância do setor se unir na busca de caminhos viáveis para o segmento. E como disseram: “É em tempos de dificuldades de mercado que se busca conhecimentos, empreendedorismo e união como forma de reação”, declararam as organizadoras do Denim Meeting.

As características, desafios e oportunidades de se trabalhar um negócio que exige o ponto de vista global, sem prejuízo das diferenças regionais, foi o mote de todas as discussões e palestras realizadas durante o Fórum.

Hélvio Roberto Pompeo Madeira, presidente do FCEM|FEBRATEX GROUP, um dos patrocinadores do evento, elogiou a iniciativa do Guia Jeanswear ao promover o Denim Meeting e destacou a importância da união entre os empresários para o fortalecimento do setor.

Fernando Pimentel, presidente da Abit – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, apresentou dados que refletem o cenário atual de interrupção de queda no mercado têxtil brasileiro em 2017, destacando a importância das exportações para ampliar o universo de possibilidades.

O Fórum de Tecelagens contou com as participações de Eleonora França, da Santanense; Maria José Orione, da Capricórnio; Oto Rafael Arantes, da Cedro Textil; Márcio Coimbra, da Santista; e Fábio Covolan, da Canatiba, com mediação de Cristiano Buerguer, da Tecnoblu. Os profissionais discutiram o tema “Inovação, tecnologia e produtividade com valor percebido” enfocando inovação, sustentabilidade e valorização do produto pelo consumidor final.

A programação destacou a divulgação, em primeira mão, do resultado de uma pesquisa global sobre o perfil do novo consumidor de jeans, realizada pela marca LYCRA® em outubro de 2016 em cinco países: Alemanha, Brasil, China, Estados Unidos e Espanha. Jeans são peças chave no guarda-roupa das mulheres nos cinco mercados analisados e, em média, cada mulher tem 8 jeans (o Brasil tem a maior média: 9,3 jeans e a China a menor 6,4). O estudo mostrou as diferenças de comportamento das mulheres que usam jeans em cada um dos mercados. No Brasil e Alemanha, por exemplo, as modelagens preferidas variam mais que nos Estados Unidos – onde a skinny é a predileta – e China e Espanha, que preferem a modelagem slim. O conforto e a aparência são fatores determinantes na escolha do jeans. O ajuste/fit é o fator que mais frusta na hora da compra, principalmente no Brasil onde 84% das consumidoras dizem que têm dificuldade de encontrar um jeans que se ajuste bem por todo o corpo (quadril, cintura, bumbum e comprimento). Outra frustação é em relação a encontrar o melhor estilo para ela. Outra conclusão do estudo é que o envolvimento emocional com o jeans é muito importante e a percepção ainda é de que um bom jeans custa caro. Uma grande diferença entre homens e mulheres na hora da compra é que para o sexo feminino jeans com Lycra® é uma necessidade básica e para os homens não é tão importante. As mulheres estão mais preocupadas com performance e aparência enquanto os homens com conforto e durabilidade.

Outro destaque do evento foi o novo comitê Lavanderia Denim & Cia da ANEL, focado em profissionalizar e padronizar as lavanderias brasileiras diante das leis e demandas do mercado nacional. Foram apresentadas como meta uma tabela de preços, selo de certificação e maior profissionalização do segmento. No final foi feito um chamado para que as lavanderias despertem para o espírito de associatividade como um caminho de desenvolvimento do setor.

“O objetivo principal do Guia JeansWear com o II Denim Meeting é apresentar, através das palestras e expertise dos profissionais envolvidos, ferramentas e novas tecnologias que contribuam para o aumento da produtividade e o aperfeiçoamento da qualidade dos produtos fabricados no Brasil, resultando na possibilidade de compartilhar soluções para alcançar um novo cenário global”, destacou Iolanda Wutzl.

O consultor e diretor da revista Venda Mais, Marcelo Caetano, mais uma vez presente no evento, abordou as Melhores Práticas dos Bons Gestores e Eduardo Cristian, CEO da Black West, falou sobre a trajetória de sucesso da marca. Os convidados puderam ainda conhecer mais sobre a customização do jeans, as principais tendências pelo mundo, construção de coleções, perspectivas sobre o mercado nacional para este ano e novas soluções para lavanderias. Foram debatidos temas como: a indústria do Denim, inovações do setor e comportamento do consumidor.

Com uma programação que teve início às 08h00 e se estendeu até as 18H00, o 2º Denim Meeting contou com o patrocínio do FCEM | Febratex Group, da marca LYCRA® e da SILMAQ.

Programação Denim Meeting 2017

Confira abaixo a programação completa do Denim Meeting 2017:

Boas-vindas das CEOs do Guia Jeanswear e de Hélvio Pompeo Madeira, diretor-presidente do FCEM Febratex Group; apresentação da programação do 2º Denim Meeting

Perspectivas do mercado nacional para 2017 e diretrizes para exportação, com Fernando Pimentel, presidente da ABIT

Fórum das Tecelagens: “Inovação, tecnologia e produtividade com valor percebido” formado por profissionais das principais tecelagens brasileiras

Do guarda-roupa à loja, estudo global da marca LYCRA® sobre os hábitos de consumo de jeanswear, apresentado por Robson Ferreira, gerente de negócios de tecido plano da Invista na América do Sul
Rodhia apresenta – A forte influência do sportswear no Denim, com Mario Viana, da M360 Consultoria de Marketing e Varejo

Lavanderia Denim & Cia: Anel apresentou novo comitê que tem como objetivo levar soluções para as lavanderias brasileiras

Morfologia e técnicas futuristas: Processos de Customização do Jeans com o Engº. Gilberto Oliveira, consultor de customização de jeans da Silmaq

A evolução da tecnologia e de produtos para lavanderia: geram maior produtividade com qualidade e sustentabilidade para os confeccionados jeanswear, com Paulo Jório, CEO da HiTech; Ciro Carnevalli, responsável pelo mercado de lavanderia jeans para o Cone Sul da CHT Bezema; Fernando Siebert , diretor comercial da Coratex; e Gilberto Oliveira, consultor de customização de jeans da Silmaq. A mediação foi realizada por Iolanda Wutzl, CEO Guia JeansWear

Case de Sucesso: Inovações e estratégias que levaram a Black West ao sucesso, com Eduardo Cristian, CEO da marca

Talk Show – Com marcas premium e fast fashion, com Kelly Veloso, coordenadora de estilo da Coca-Cola Jeans; Bruna Olivo, diretora criativa da Lança Perfume; e Jaqueline Devegili estilista da Lez a Lez e coordenadora denim da C&A. Mediado por Priscila Locatelli, pesquisadora e mestre no segmento Denim
Análise das Tendências Jeanswear pelo mundo , explorando design exclusivo com a tecnologia laser com Lucía Hernández, designer blain box da empresa espanhola Jeanologia

VendaMais: como se tornar um bom líder para o sucesso da sua marca, com Marcelo Caetano, consultor do Grupo Venda Mais

 

Créditos: Divulgação via  Persona Consultoria de Comunicação.