O material desta edição conta com dados inéditos de uma Google Consumer Survey, nossa ferramenta online de pesquisa, feita com 1.000 pessoas, distribuídas por todas as regiões brasileiras.

O novo levantamento comprova que o consumo consciente ganha ainda mais valor em tempos de crise econômica e que a representatividade também influencia a moda. Além disso, foi apresentada uma análise das tendências de busca que mostram o que as pessoas estão pesquisando quando o assunto é moda.

Confira abaixo alguns insights dos dois estudos:

Comportamento de compra

  • 89% das pessoas pretendem comprar roupas e calçados no 2o semestre de 2017.
  • A maior parte das pessoas afirmam que mudaram seu padrão de consumo por conta da crise: 26% passaram a comprar roupas mais baratas e 12% diminuiu a frequência. de compras, mas segue comprando suas marcas de preferência.
  • 86% das pessoas pesquisam mais do que faziam há dois anos.
  • 64% dos compradores online pesquisam em pelo menos três sites diferentes.
  • A pesquisa agora passa a ser por ocasião. Ex.: Calça de academia ou vestido de festa.
  • 43% sempre / quase sempre ou algumas vezes compra mais dos que planejava.
  • 31% compram quando tem uma necessidade específica, como festa ou compromisso corporativo e 23% quando precisam trocar algum ítem velho.
  • 46% das pessoas preferem ver os produtos em um vídeo ou em um contexto quando estão comprando moda e não apenas a foto do produto.
  • 77% das pessoas afirmam conhecer ao menos uma blogueira de moda.
  • O número de clientes que se declaram fiéis a uma marca vem caindo desde 2015.
  • A busca por marcas cresceram menos que a busca por produtos.
  • Sustentabilidade: nos últimos dois anos, as buscas por roupas usadas cresceram 97% e as por conserto de roupas 145%.

Tendências de Busca

  • A representatividade também impulsiona a moda.
  • Nos últimos dois anos, as buscas por feminismo cresceram 217%, por cabelos raspados 462% e por sapatos de salto baixo 218% vs 126% das buscas por sapatos de salto alto.
  • As buscas por machismo nos últimos dois anos cresceram 161%, por saia masculina 121% e por maquiagem masculina 317%.
  • Já as buscas por racismo cresceram 107%, acompanhadas das buscas por estampa africana que aumentaram 121% e turbante com 317%.
  • 98% das buscas de roupa para o réveillon mencionam a cor branca.
  • As buscas por roupas esportivas cresceram 213% nos últimos dois anos e por sapatos para a prática de esportes 268%.
  • No Brasil, nos últimos 12 meses, as buscas por biquínis aumentaram em 35% e por maiôs 133%, reflexo do uso de maiôs como body.
  • Quando o assunto é biquíni, as buscas se concentram nos modelos: cintura alta, biquíni de crochê, cropped e ripple.
  • O interesse por saídas de praia também teve expressivo crescimento no Brasil no último ano: 92%. Destaque para os modelos de crochê e renda.
  • Na categoria vestido, os mais buscados são os de festa.
  • Saias jeans, lápis, de tule e midi estão entre as preferidas.
  • Os brasileiros têm o tecido jeans como o preferido quando pensam em calça ou bermuda/short.
  • Os homens buscam mais camisa que camiseta (59% vs 41%).

Capa: imagem blog Um fôlego, com edição trend2.