São Paulo, 18 de janeiro de 2017 – O Sindilav – Sindicato Intermunicipal de Lavanderias no Estado de São Paulo – mantém, em seu site, uma página com os principais símbolos de limpeza de roupas contidos nas etiquetas, para que qualquer pessoa interessada possa consultar ou até imprimir e utilizar na hora de lavar as roupas. Basta acessar pelo link: http://sindilav.com.br/mercado-simbologia.php
Segundo o presidente da entidade, José Carlos Larocca, o Sindilav orienta o consumidor a não remover a etiqueta lateral das roupas, aquela que não incomoda e que contém as orientações de limpeza, já que ela mostra as particularidades da peça e deve servir de guia para higienização da peça. “Seja em casa ou na lavanderia, a orientação deve ser seguida para que a roupa não manche, encolha ou se desgaste facilmente. Os símbolos são muitos, por isso, é aconselhável tê-los sempre à mão, impressos, para serem consultados”, orienta o presidente.
Conheça alguns símbolos de limpeza contidos nas etiquetas:

LAVAR
A tina simboliza o tratamento doméstico de lavagem pelo processo manual ou mecânico. Ela é usada para transmitir informações referentes à temperatura máxima de lavagem, bem como os demais processos de lavagem, como mostrado na tabela abaixo:

lavar

ALVEJAR
O triângulo simboliza o processo de alvejamento, como mostrado abaixo:

SECAR
O círculo em um quadrado representa o tambor de secagem utilizado depois da lavagem. A temperatura máxima é indicada por um ou dois pontos colocados dentro do símbolo. O quadrado com três linhas verticais em seu interior representa a secagem por gotejamento, onde o artigo têxtil é pendurado molhado, podendo ou não ser estendido ou alisado, em ambiente externo ou interno, após a extração do excesso de água.

secar

PASSAR
O ferro simboliza a passadoria a ferro doméstico e o processo de prensagem, com ou sem vapor, a temperatura máxima é indicada por um, dois ou três pontos inseridos dentro do símbolo, como mostra a tabela abaixo:

LIMPAR A SECO
O círculo simboliza a limpeza a seco e os processos de limpeza a úmido para artigos têxteis (excluindo o couro genuíno e peles), executados por profissionais. Fornece informações relativas a diferentes processos de limpeza estão descritos na tabela abaixo:

limpar-a-seco

 

O Sindilav foi fundado em 1941, em São Paulo. Representa mais de 5 mil lavanderias em 645 municípios do Estado de São Paulo. Tem por objetivo promover e defender o setor dando apoio aos empresários nas mais diversas questões. É filiado à Federação do Comércio do Estado de São Paulo
– Fecomercio/SP.

 

 

Conheça o Sindilav

Como todo sindicato patronal, sua atividade está voltada para os macro relacionamentos, que envolvem o segmento como um todo, as autoridades legalmente constituídas e, especialmente, o público consumidor. Nesse sentido, na esfera do governo federal, mantém constante envolvimento com o Ministério do Trabalho e Emprego – TEM (por meio de seu órgão regional, a Superintendência Regional do Trabalho em São Paulo – SRT/SP), objetivando a implementação de normas relativas às questões de saúde ocupacional e segurança do trabalho.

O Sindicato oferece aos associados assessoria jurídica trabalhista, cível, ambiental e urbanística, convênio com o SESC do Brasil – para usufruir de programas educativos, culturais de lazer e esportes – e promove palestras gratuitas nas áreas técnica e trabalhista. Permite ainda que o associado tenha poder de voto em Assembleias Gerais que decidem importantes questões – em geral, solução de problemas e criação de novos meios de expansão e melhora da atividade de lavanderia.

Diretoria Executiva do Sindilav:

José Carlos Larocca (Presidente)

Edson Di Nardi (Vice-presidente)

Rui Torres (Diretor Administrativo)

 

Créditos: Divulgação via Pauta Comunicação.